Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

JSF - Desenvolvendo componentes personalizados com IceFaces e Facelets - parte 1

Eu estava desenvolvendo uma pesquisa para o sistema que estouconstruindo atualmente. Depois de muita pesquisa resolvemos utilizar IceFaces, já que é o padrão da Sun, e Facelets, que, além do benefício do template, torna o sistema mais rápido e a reutilização de componentes JSF muito mais fácil. Dizem alguns que a performance do sistema melhora entre 30 e 50%...

Estávamos construindo uma tabela para lançamento de lotes, coisas do sistema orçamentário municipal, ficou uma tela bonitinha com uma pesquisa excelente. Um painel Modal, com uma tabela e um data paginator.

Tela de pesquisa


Mas aí veio a dúvida, eu vou ter que reescrever esse código, que não era pequeno, em todas as telas que eu precisar de uma pesquisa? Não, eu não podia fazer isso, e se eu precisasse alterar essa pesquisa? Sairia alterando de página em página? Loucura né!

Levei bastante tempo pra saber quais frameworks usar e como implementar isso, e pretendo compartilhar numa série de posts, que ainda não sei quantos, minhas experiências e tormentos, que, de forma alguma, foram poucos.


A IDE que eu utilizo é o NetBeans 6.5.1, tenho plugin do facelets e do IceFaces instalados, a criação do projeto com o IceFaces integrado ao facelets é cheia das peculiaridades, portanto recomendo que entrem nesse post e sigam os passos do vídeo. O NetBeans é, pra mim, de longe, a melhor IDE para desenvolvimento Java, tanto web quanto Desktop, não tenho nada contra Eclipse JDev, ou qualquer outra IDE, simplesmente prefiro o NetBeans, por questões de usabilidade, e, principalmente, por que já estou adaptado a ele.

Então vamos a uma introdução sobre Facelets e IceFaces:


IceFaces
Segundo o site do IceSoft, a empresa administradora do IceFaces: "ICEfaces é mais do que uma biblioteca de componentes Ajax JSF, é um framework J2EE Ajax para desenvolvimento e implantação de aplicativos corporativos ricos. Com ICEfaces, desenvolvedores Java podem facilmente desenvolver aplicativos corporativos ricos em Java, não JavaScript."

Simplificando o IceFaces é um conjunto de componentes JSF com suporte a Ajax. Mas ele vai além disso, tem até algumas coisas diferentes do próprio JSF, como o ciclo de vida dos beans, que em alguns pontos se diferem de outras implementações.
Vocês podem visualizar uma demonstração de componentes do IceFaces.

Existe uma versão free do IceFaces, mas como tudo no mundo capitalista existe uma versão paga, com componentes extras e suporte da IceSoft.


Facelets
Segundo a Wikipédia:
"Facelets é um framework web de código aberto sob a licença Apache, é uma tecnologia alternativa para a renderização e visualização do JavaServer Faces.
Em prática o Facelets é um framework que permite templating, utiliza XHTML, e torna a criação de componente muito mais simples."

Não vou falar aqui sobre configurações pra que o Facelets funcione, acho bem mais sensato utilizar o NetBeans, mas se você é chato, e gosta de fazer tudo a mão, o google tem muita informação, inclusive no site do IceFaces IceFaces.org, tem tutoriais falando sobre essa configuração.

Embora eu tenha implementado com Facelets, acho que a implementação com outros frameworks não será muito diferente. O mais interessante de tudo é a classe que criei para gerenciar a tela de pesquisa, que abstraiu toda a complexidade da lógica da tela de pesquisa, mas isso é assunto pra outro post!

No próximo post vou falar sobre a criação de componentes básicos, paraentender os conceitos de criação de componentes. Vou mostrar como aprendi a criar um componente com um label e um campo de texto, aliás, esse é o único exemplo que encontrei na internet, depois vou falar sobre a criação de componentes mais sofisticados, os quais possuem pouquíssima referência bibliográfica.

Espero publicar os próximos posts o mais rápido possível que minha vida de universitário e proletariado me permitirem... Até o próximo!!!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

JSF + Facelets + IceFaces no NetBeans

Achei esse video que ensina a configurar o Facelets com o IceFaces no NetBeans. Depois de apanhar muito pra tentar fazer esses frameworks funcionarem juntos consegui esse video.

Apos instalar os plugins do IceFaces e do Facelets que podem ser baixados no site do NetBeans ou a partir do Gerenciador de plugins, basta criar um projeto como o mostrado no video e tudo executa tranquilinho.



Fica aí a dica, qualquer dúvida deixem nos comentários. ;)