Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

quarta-feira, 9 de março de 2011

TEF - Dicas para quem vai homologar

Pra quem já está prestes a homologar, tenho algumas dicas que podem ajudar:

Primeiro, e mais importante, fique tranqüilo, os certificadores não mordem, hehehe, pelo contrário, são muito gente boa e tranqüilos, se você não der muito trabalho para eles, eles também não darão pra você.

Não discuta com os certificadores, faça tudo o que eles pedirem, peça que esclareçam as coisas se não entendeu, mas evite discussões inócuas que não te levaram a lugar nenhum.

Foram muito tranqüilos comigo e me ajudaram bastante... Aproveitava o tempo entre um teste e outro pra conversar e ganhar a confiança. São super simpáticos e estão ali pra te ajudar!

A certificação da SevenPDV é mais pesada...

Além do Check List que eles fazem, fazem os roteiros da amex e da Cielo(antiga VisaNet). É difícil fazer em um dia só.

A da Software Express é mais tranqüila, é apenas o roteiro de testes, fiz em menos de 2 horas!

Comecei na Seven, mas não terminei a homologação no primeiro dia, ficou um roteiro e meio pra fazer ainda...

Mas como já havia corrigido todos os bugs no checklist da Seven, a da software Express foi feita em menos de duas horas... Sem nenhuma alteração no código! Mais tarde ainda pude terminar a homologação do Cielo e do Amex... Portanto essa é a ordem que eu aconselho, primeiro dia SevenPDV e segundo Software Express, por que na primeira deixam q você termine os testes no outro dia!

Desde que você tenha feito tudo certo, eles te darão todas as dicas para organizar seu sistema da forma que eles exigem... Uma dica importante é deixar para corrigir os erros apenas no final, vá anotando os testes do checklist que você foi reprovado e o que o homologador pedirá, e apenas corrija depois que ele verificar o último teste, isso te poupará tempo, muito tempo.

Quando eu homologuei, com um dos homologadores estava corrigindo o teste assim que eu era reprovado, aí ele saia da mesa de homologação e enrolava até voltar e eu acabei perdendo muito tempo. Com a segunda homologadora passei por todos os testes primeiro, e depois em menos de uma hora corrigi todos os erros do sistema...

Se alguém tiver mais alguma dúvida, por favor poste nos comentários que terei o maior prazer em responder...

Eu ficava muito apreensivo sobre como seria a certificação e tal, por isso estou disposto a colaborar com quem precisar...

;)

quinta-feira, 3 de março de 2011

TEF - Começando com o TEF

Pra quem precisa homologar o TEF e está mais perdido que cachorro que cai do caminhão de mudança vou dar algumas dicas! :D

Certifiquei o TEF no final do mês de janeiro de 2011, foi muita ralação pra conseguir fazer tudo que eu precisava! Fiz tudo em Java, usei várias biblioteca que pretendo falar sobre elas em outros posts!

Para começar, eu vou definir alguns termos:

ECF – Emissor de Cupons Fiscais – É a velha e boa impressora fiscal! A comunicação no meu sistema foi feita através de dll’s, implementei para as impressoras Daruma e Bematech.

TEF – Transferência Eletrônica de Fundos – É o nome dado á comunicação feita com as operadoras de cartão de crédito.

PAF – Programa Aplicativo Fiscal – É o sistema que faz a integração com o ECF. Ele é responsável por mandar os comandos para o ECF e controlar a interface com o usuário. O seu PAF deve, além de comunicar-se com a impressora, fazer a comunicação com o Gerenciador Padrão (GP), que é um sistema oferecido pelas operadoras de cartão de crédito que fará a devida comunicação com as operadoras.

Pra quem está começando o TEF agora, tenho uma notícia ruim... Vai dar muito trabalho... hehe, são muito detalhes e muito pouca documentação.

Vai depender muito da linguagem que está pensando em utilizar. A que tem mais material na internet é o Delphi, de longe... Java eu não achei material quase nenhum, então pesquisa os conceitos e me virava pra implementar, desde JNI e XML até Threads e Swing. Foi uma experiência excelente, que me fez aprender muito, mas me tirou muitas noites de sono...

Ao longo dos próximos dias pretendo dar algumas dicas pra quem está começando a homologar, e pra quem está prestes a enfrentar os temíveis homologadores... :D